“Tag der deutschen Einheit” “Dia da unidade alemã“

Boreout: conheça a síndrome do tédio no trabalho
28 de setembro de 2020
O que é comemorado dia 3 de outubro? 🤔

No dia 3 de outubro, é comemorado na Alemanha o “Tag der deutschenEinheit” (em português “Dia da unidade alemã”), que celebra a unificação da Alemanha Oriental e Ocidental. Nesse ano, o marco completa 30 anos desde que a República Democrática Alemã (RDA) aderiu à República Federal da Alemanha (RFA) e se formalizou a reunificação.

Por que a Alemanha era dividida?🇩🇪

No ano de 1944, a Alemanha se dividiu em duas partes: no oestecom a República Federal da Alemanha e no leste com a República Democrática Alemã. Essa divisão aconteceu em consequência de diversos conflitos, que ocorreram durante a 2ª Guerra Mundial a Guerra Fria.

Mas porque esse evento não é comemorado no dia 9 de novembro, quando o muro de Berlin caiu?

Realmente, um dos maiores eventos que marcou essa unificação das duas Alemanhas foi a queda do muro de Berlin, entretanto o feriado nacional não é comemorado nesse dia, pois coincide com a data da Noite dos Cristais (1938), onde os nazistas cometeram atos violentos contra judeus e lugares frequentados por eles, como sinagogas, moradias e lojas. Por fim, acabou-se estabelecendo essa data comemorativa em outubro.

Nessa foto, conseguimos ver o momento em que o Tratado de Reunificação da Alemanha é assinado pelo ministro do Interior da Alemanha Ocidental, Wolfgang Schäuble, e pelo representante da Alemanha Oriental, Günter Krause.

 

Como é celebrada esta data na Alemanha?

Diferente de outros países, essa data na Alemanha não é celebrada de maneira pomposa, com desfiles e fogos de artifício, mas sim comemorada em família. Os alemães gostam de aproveitar, neste feriado, indo a parques e locais com natureza, por causa do tempo agradável de Primavera. Por mais que haja comemorações pequenas em diversas cidades, normalmente a celebração oficial ocorre em uma cidade diferente a cada ano. Ano passado, 2019, a festividade ocorreu Kiel, no norte da Alemanha.

O período de unificação foi pacífico?

Infelizmente o período de reunificação não foi marcado somente pelos cidadãos contentes, destruindo o muro de Berlin para poderem se encontrar com pessoas que estavam do outro lado da barreira. Naquela época de, entre 1989 e 1991, havia um clima de tensão generalizado, devido a divergências políticas permanentes e os novos estados formados na Alemanha unida, serem obrigados a fechar centenas de milhares de postos de trabalho.

Dica de série 📽

Nesse contexto, a Netflix lançou recentemente um documentário alemão, chamado em português de “Uma morte em vermelho”, sobre esse momento já vivido pela Alemanha, onde aborda teorias conspiratórias a respeito do assassinato do chefe responsável pelas privatizações das estatais na Alemanha Oriental, DetlevRohwedder, em 1991, e a tensão social após a queda do muro de Berlim.

Por isso, ver essa série documental é uma ótima sugestão para entender um pouco mais dessa época super importante e interessante e também para treinar um pouco do alemão.

Quer saber como são as aulas de alemão no Planeta Idiomas? Entre em contato e agende uma aula experimental gratuita!

_____________________________________________________

Planeta Idiomas, a sua escola de alemão em Joinville.

Aulas de Inglês, Espanhol, Alemão e Português para Estrangeiros

Material digital,  professores qualificados, grupos reduzidos em turmas presenciais ou on-line

Os comentários estão encerrados.